Dogmons

Card image cap

Capa do DVD oficial da série

Dogmons!
Informações gerais

Formato: Série de desenho animado
Duração: Série de desenho animado
Criadores: Levi Luz
Pais de origem: Brasil
Idioma original: português

Produção

Abertura: Os 4 Elementos - Christiano Torreão
Encerramento: Os 4 Elementos(Instrumental)

Exibição original

Emissora de televisão original: WTN
Transmissão original: 11 de setembro de 2008
Nº de temporadas: 1
Nº de episódios: 1

Dogmons! foi uma série animada de TV brasileira, focada no público infantil, criada por Levi Luz e produzida pelo estúdio Intervalo Produções em 2002, somente 1 unico episódio foi produzido, mas alguns sites dizem equivocadamente foram 3 episódios. A série utiliza traços inspirados nas animações japonesas, sendo considerado um Pseudo-anime, o primeiro deste tipo produzido no Brasil. A série animada conta a história de Alex, Nando e Cris, que se transportam para o mundo dos Dogmons, seres com poderes especiais.

Os primeiros protótipos da série são de 1998 sob o nome de X-Dog, porém o autor achou que ficaria muito parecido com nome de sanduiche, então foi mudado para Dogmons por conta do sucesso de Pokémon e Digimon.
A produção se iniciou em 2002, quando as séries Pokémon e Digimon estavam no auge de seu sucesso. O episódio piloto, nomeado como "O Portal", foi lançado em DVD no Anime Family e no Anime Friends pela Band Filmes. A série de TV foi exibida pelo canal WTN, em um programa especial, nomeado como Dogmons! Show, que estreou no dia 11 de setembro de 2008, aonde uma Beedog (uma espécie de Dogmon) apresentava o programa. O primeiro episódio foi exibido por completo, em 5 partes.

O projeto era financiado pela Embraer, uma empresa nacional de aviação, e como forma de agradecimento logo nos primeiros minutos da animação pode ser visto um avião de modelo nacional, porém com a mudança na diretoria da Embraer eles pararam de financiar projeto culturais e portanto Dogmons perdeu o patrocinio, a série então foi engavetada, durante muitos anos o Levi Luz tentou resgastar a série por meio de diversas parcerias comerciais mas nenhuma foi suficiente para realavancar a série, até que no final de 2017 dois artistas, Felipe Cereda e Shewdon Barcelos fizeram uma homenagem para a série, essa homenagem chegou até o Levi e então eles foram convidados a participarem de um reboot da série, uma web-comic que viria ser lançada no meio de 2018.

História


Canis-2B

Na constelação do Cão Maior existe uma estrela chamada Sírius, conhecida como a estrela do cão. Sírius é a estrela mais brilhante do nosso céu. Na verdade, ela é uma estrela dupla. Junto a Sírius orbita Sírius-B, uma pequena estrela anã branca. Segundo o Professor J. J. Lotsalies em seu livro "Eram os Cães Astronautas", os antigos egípicios acompanhavam de perto os ciclos da estrela Sírius. Ele acreditava que num passado distante, seres vindos daquela região do espaço visitaram a Terra.

Em torno de Sírius existe um sistema de sete planetas. O segundo planeta é o CANIS-2B, o planeta dos Bastets e dos Dogmons. Os Bastets foram os criadores dos Dogmons em um passado remoto. O planeta tem uma atmosfera muito parecida com a da Terra e a sua gravidade também é similar à nossa. Porém, ele apresenta algumas características estranhas. CANIS-2B tem um único continente que dá a volta em torno do planeta. Ele é coberto por uma vegetação parecida com a da Terra (algumas espécies vegetais foram trazidas da Terra pelos Bastets e se adaptaram muito bem ao planeta). Não apresenta algumas formas de vida comuns aqui na Terra, tais como insetos, bactérias e vírus. Hoje, apenas os Dogmons vivem lá em meio as ruínas da civilização Bastet que abandonou o planeta.

Dogmons

A história conta as aventuras de Alex, um jovem garoto de 12 anos que possuía um pai que havia desaparecido há alguns meses. Em um certo dia, Alex encontra um misterioso diário escrito pelo seu pai. Então, Alex viaja para a casa de seus primos, Cris e Nando no Rio de Janeiro, em busca de uma resposta. Juntos, Alex, Cris e Nando encontram um portal misterioso que acabou os tele-transportando no tempo e espaço, até o planeta de Canis-2B, um planeta à milhares de anos luz da Terra, lar dos Dogmons, seres similares a cães que possuem poderes para se defenderem dos perigos do planeta. Lá, o trio faz amizade com um Greendog, que possuía o poder de se transformar em um Dragodog. Juntos eles encontram uma colônia de cães abelha chamados Beedogs, liderados pela rainha abelha Buzydog. Agora o trio tem que procurar pelo Professor Lotsalies com a ajuda dos Dogmons.


Produção

Quando Pokémon e Digimon se tornaram um sucesso no Brasil, e em muitas partes do mundo, a Intervalo Produções, junto do Levi Luz (criador do show), começaram a resgatar a sua ideia de criar uma animação sobre cães alienigenas, porém para se adequar ao publico muitas coisas foram alteradas entre a concepção original de Levi Luz e o episódio piloto.

Inicialmente foram feitas pesquisas com o público infanto-juvenil para que os três personagens principais pudessem ser criados. Os primeiros projetos surgiram em 1998; no entanto, só se concretizaram no ano de 2002. A série foi criada para incentivar que outros estúdios brasileiros trabalhassem com animações criadas no país, em vez de produtos importados. Eles também tinham planos de lançar outras animações depois do fim de Dogmons!, e aparentemente, parece que a série conseguiu fazer isso alguns anos depois. A dublagem do desenho ocorreu na Animavox, uma empresa brasileira especializada em dublagem de desenhos animados.

Para apresentar o show, a Yamato Corporation criou um estande com produtos e a divulgação do primeiro e único DVD dos Dogmons na Anime Family e no Anime Friends, que apresentava o primeiro episódio completo, em vez de dividido em 5 partes. O evento foi um sucesso, contando inclusive com a participação dos dubladores da série animada, que falaram sobre a produção do mesmo.

Ao todo foram vendidos 50.000 cópias do DVD e ao contrário do que muitos espalham por ai Dogmons nunca teve o interesse em ser transmitido via emissoras de televisão, preferindo sempre midias digitais.

Música


A música tema, com o nome de "Os 4 Elementos", foi composta e cantada por Christiano Torreão, famoso dublador brasileiro. A produção musical e a sonoplastia foram feitas por Ivo Dias em parceria com Paulinho Valoni no tema de abertura, e Cleber Renno na composição das trilhas incidentais. Também houve uma música chamada "Ser Diferente", que fez parte da trilha-sonora da quarta parte do primeiro episódio, na cena em que o Greendog leva Alex, Nando e Cris para a aldeia das Beedogs. No encerramento, foi usada uma versão instrumental da música de abertura.




Os Personagens


Humanos
Card image cap
Alex

Dublador: Gustavo Nader

Descrição: É um garoto aventureiro, que veio de Varginha, em Minas Gerais. Seu pai, é um arqueólogo, e Alex pretende seguir os passos de seu pai. Ele tem 12 anos, e sonha em descobrir aonde seu pai esta, já que acha que ele não morreu. Quando vai para Canis-2B, ele se torna amigo de Greendog. Parece ter atitude de líder entre seus primos.

Card image cap
Cris

Dubladora: Flávia Fontenelle

Descrição: Tem 11 anos, e não tem medo de nada. Ela é muito inteligente, e tem uma coleção de livros, que costuma ler diversas vezes. Nasceu no Rio de Janeiro, e sonha em se tornar uma professora. Parece gostar de Alex, embora sinta vergonha de admitir isso. Se torna amiga de uma Beedog quando chega a Canis-2B.

Card image cap
Nando

Dublador: Gustavo Pereira

Descrição: É o mais novo da equipe, com 9 anos de idade. Nasceu no Rio de Janeiro e é irmão de Cris. Ele é craque em vídeo games, e seu favorita é Guerra das Jornadas Estrelares (uma paródia a Guerra nas Estrelas). Seu sonho é se tornar um astronauta famoso. É o primeiro a notar que existe um clima entre Cris e Alex, embora ambos neguem.

Card image cap
Professor J.J. Lotsalies
Descrição: Pai de Alex, ele é um cientista que foi o primeiro homem a descobrir uma raça alienígena, mas todos acharam que era mentira então ele encontrou um portal que levou ele a outro planeta. Está desaparecido desde então.



Dogmons
Card image cap
Greendog

É um dogmon do tipo Terra. É muito alegre e ama todos que estão ao seu redor. Quando fica com raiva, se transforma em Dragodog, mais só usa quando vê seus amigos em perigo, jamais para proteger a ele mesmo. Assim como seu próprio nome diz, a cor da sua pele é verde. Tem garras de cor laranja e é amigo de Alex.

Card image cap
Beedog

São "cães abelhas" e podem voar. Seu ataque mais poderoso é a Ferroada Energética. Sua versão transmutada é a Buzzydog (voz de Miriam Ficher), no entanto, raramente se transmuta, por que quando isso acontece, ela se torna a abelha rainha do grupo. Sua pele é amarela e laranja, e se torna amiga de Cris. Uma versão marionete de uma Beedog é usada no Dogmons! Show.

Card image cap
Wizdog

É um dogmon do tipo fogo. Ele é muito misterioso, e foi o responsável por entregar a Alex o livro de seu pai, também levando as crianças para o portal. Domina o psico-poder e quando se transmuta, vira o Wiccandog.



As midias de Dogmons

Assista o episódio piloto de Dogmons

Os Dogmons são cães que foram raptados por alienígenas e transformados em cães mutantes com super poderes e com habilidades de transformação para forma de combate.
Em busca de paz, os Dogmons lutam apenas para sobreviverem contra os perigos de Canis-2B

Galeria



Card image cap

Greendog Modelsheet

Card image cap

Greendog Modelsheet Colorido

Card image cap

Beedog Modelsheet

Card image cap

Beedog Modelsheet

Card image cap

Buzzydog Modelsheet

Card image cap

Cris Modelsheet

Card image cap

Ferina Modelsheet

Card image cap '

Expressões faciais Ferina

Card image cap '

Pai e mãe de Cris e Nando

Pré-produção



Card image cap

Dragodog, Alex, Beedog, Greendog, Buzzydog, Robo Bastet.

Card image cap

Bloomdog, Polendog

Card image cap

Polendog beta

Card image cap